segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Momento Música: Músicas inspiradas em livros

Você coloca o fone e sai por aí ouvindo a sua música favorita, mas às vezes nem para pra pensar como ela foi escrita ou qual o processo de criação que o músico utilizou para escreve-la.


Hoje, tudo é referência, inclusive, a literatura. Aliás, muitas obras literária inspiraram filmes, musicais e a até mesmo a música. Veja alguns artistas que usaram escritores como referência:


“CLOCKS” - COLDPLAY

A faixa “Clocks”, que está em “Rush of Blood to the Head”, segundo álbum do Coldplay, foi escrita por todos os membros da banda Na letra, a frase “Shoot an apple off my head”, faz referência a obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller.




“THE FOOL ON THE HILL” - THE BEATLES
O livro “The History of Tom Jones, a Foundling”, do inglês Henry Fielding, mais conhecido como “Tom Jones”, é um romance super importante para a literatura moderna. Os Beatles tomaram esse livro como referência para escrever “The Fool on the Hill”, do disco “Magical Mystery Tour”.




“SYMPATHY FOR THE DEVIL” - THE ROLLING STONES

Uns dizem que Mick Jagger compôs a música inspirado no folk de Bob Dylan, outros, que foi uma visita do cantor a um centro de candomblé na Bahia, que resultou na música. A terceira crença é que a referência veio do livro “O Mestre e Margarida”, do escritor Mikhail Bulgakov. Vai saber...




“TO TAME A LAND” - IRON MAIDEN 

Baseada em “Duna”, livro de ficção científica de Frank Herbet, a música “To Tame a Land” não foi a única faixa com referência literária. "The Trooper", também do disco “Piece of Mind”, foi inspirada pelo livro “Charge of the Light Brigade”, do escritor Alfred Lord Tennyson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário