quarta-feira, 1 de julho de 2015

Resenha: Predestinados - Josephine Angelini

Informações do livro:

Autor: Josephine Angelini
Editora: Intrínseca
Volume: 1
Ano: 2012
Páginas: 320
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. 
Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a têm atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais.


Vamos a resenha:

"Ela estava se lembrando de um clarão azul no passado e de um homem assustador que ficava tentando tocar em seus cabelos, e que voou para longe dela nos fundos da balsa de Nantucket. O cheiro de queimado tomou sua garganta."

Hellen Hamilton é uma adolescente linda, inteligente e forte, porém gosta de se esconder, pois não consegue lidar com demasiada atenção, já que quando isso acontece, ela sente forte cólicas. Hellen se esconde, não faz nada que possa chamar a atenção de terceiros e vive sua vida com simplicidade, sendo sempre calma e feliz, mas... 

A chegada da família Delos gera um burburinho pela cidade, pessoas de outro pais se instalam na pequena ilha, Nantucket, de pessoas humildes, porém eles trazem muito mais que só sua presença. Hellen começar a se senti diferente, começa a ter sonhos estranhos e quando se encontra com um dos membros da família Delos, algo inusitado acontece...


Comentários:

“Havia infinitas formas de ela admirar essa pessoa e, por isso, havia infinitas formas de se apaixonar por ele repetidas vezes.”

Cara, o que dizer de "Predestinados", o que?! Nem eu mesmo sei dizer o que sinto neste momento. Estou aturdido em relação aos meus sentimentos, mas parece um misto de frustração, raiva e amor. A leitura é fluida, mas em certas partes cansativas e outras muito rápidas, sim, o livro parecer ter um tipo de fluidez que vai se modificando ao decorrer da história.

Os acontecimentos em certa parte do livro lhe deixam aturdido, você não sabe o que pensar sobre a história, sabe que coisas acontecem inesperadamente, mas não acredita que aconteceu. Pode parecer bobeira, mas existe livros que lhe deixa sem ação em certas parte da narrativa e a desse livro foi, sem dúvida, o final.

“- Você é muito importante para nós. Muito mais do que posso explicar agora.”

Eu não acreditei no que havia acontecido, como que a história chegou a esse ponto, mas foi, com certeza, algo que te deixa perplexo. Sim, é um misto de palavra que estou utilizando para tenta mostra o que senti nesse final.

A narrativa é em 3° pessoa, focando mais na personagem principal, a Hellen, mas tendo partes que se focava em personagens secundários. Gostei muito da escrita da autora, ela soube escrever e não deixar a leitura confusa.

“Enquanto ele saía do vestiário, tirou a camisa suja de sangue e jogou no lixo. A visão de Helen se focou de novo e ela ficou olhando enquanto as costas nuas dele se afastavam dela. Os últimos pontos pretos sumiram de sua visão e ela pensou que se Lucas fosse gay ela teria que fazer uma operação de mudança de sexo. Ele valia a pena.”

Os personagens foram muito bem construídos e marcantes. Digo que este livro me mostrou que não estou pronto para dizer a adeus a personagens que aprendi a gosta e foi triste saber disso. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação, percebi que houve uma diversidade de cenário na história e isso foi muito bom.

A edição é linda, a capa nem preciso dizer nada. Achei que o tamanho da fonte foi muito pequena, mas já havia visto desse tamanho em outros livros da intrínseca. Bom, recomendo muito esse livro e é perfeito para quem gosta de mitologia.

Um livro que mostra que nem poderes podem mudar o destino.

9 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse livro inúmeras vezes, mas nunca pensei em ler pois não fazia ideia que tinha mitologia na história.
    Achava a capa bonita, mas não o suficiente para me fazer ler.
    Depois da sua resenha penso seriamente em dar uma chance e ler sim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan, eu adoro livros que mexem com a gente, parece que fomos devastados e esquecemos de anotar a placa do caminhão kkkk. Gosto de mitologia e gostaria de ler mais sobre, então parece que esse livro é uma boa pedida. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, mas confesso que o livro não me chamou tanta atenção, mas futuramente quem sabe leio ele. Pois no momento estou procurando outros tipos de leitura.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/2015/07/filho-das-sombras.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por mitologia, mas o enredo do livro não me cativou muito, parece ser bem clichê, mesmo assim, na esperança de estar errada, esta semana é dia de livraria e vou dar uma foleada, vai que goste...

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha, muito bem feita, mas não consegui me conectar com a história, infelizmente não me interessei tanto assim pelo livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. bem, não curti a premissa da história, não sei se me adequaria a um ritmo de leitura que oscila a todo momento, ora em momentos mais frenéticos, ora em momentos mais cansativos...
    Em suma, dessa vez passo a leitura...

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente bem linda, mas não sei se curti essa narrativa que se modifica.... Estou acostumada a seguir uma narrativa que oscila mas não muito, e acho que essas mudanças bruscas iam me cansar...
    Mas ainda assim penso em dar uma chance ao livro, já que fiquei bem curiosa com essa sua relação de frustração/amor com ele...
    Então, espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! rs quantos sentimentos juntos rs gostei de tudo o que você falou e como descreveu o livro, mas não acho que seja uma leitura que eu vá gostar, sua resenha foi bem sincera e expôs todos os pontos do livro, até fiquei curiosa para saber mais, só não sei ainda se vou ler, mas vou torcer para que consiga.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Um livro que utiliza a mitologia grega e semideuses pegando um ponto de vista diferente da saga do Percy Jacson, estava claro que eu iria querer devorar esse livro, né? Assim como você achei a leitura deliciosa e divertida. Ainda que tenha me irritado em alguns pontos (ó Helen perfeita, muitos comentários sexistas, a tendência de usar frases grandes e complexas, além do enredo meio louco em alguns pontos), a verdade é que serviu como entretenimento e isso já fez valer a pena. Recomendo super esse livro, e a capa... preciso da segunda pra dmirar juntas rs
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir