sábado, 15 de agosto de 2015

Resenha: Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson

Informações do livro:

Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.

Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


Vamos a resenha:

"A realidade é avassaladora. O mundo é um sapato apertado. Como as pessoas aguentam?
(Autorretrato: excluído)"

Noah e Jude são gêmeos, sendo Jude a mais velha entre os dois, sua família é provida de talento e um toque de "excentricidade". Noah desenha tudo o que sente, Jude faz esculturas. O que os fez sempre competirão, de uma certa maneira, entre si, pela atenção dos país, do vizinho novo e etc...

Um dia tudo começa a desabar, algo trágico acontece e os mundos dos gêmeos se ver em frangalhos, para sobreviver a isso, os gêmeos mudam. Jude e Noah se encontrão no caminho da descobertas e tentam libertar sua auto identidade, tentando assim, sobreviver ao mundo que os chamam.


Comentários: 

"--- Ou talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas - digo. - Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. - Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas.
Ele dá uma risadinha.
--- Cada personalidade subindo nos ombros da anterior, até nos transformarmos em frágeis pirâmides humanas?"

UAU! Não sei como começar essa resenha, estou muito entorpecido pela leitura, pois cada palavra, cada frase, era uma droga que fazia minha imaginação entra em ebulição, amei cada elemento que compôs esta história, e percebi, assim que terminei a leitura, que a autora esculpiu cada curva da história e depois a pintou, criando assim, uma obra de arte! Ela cumpriu sua missão e deixou sua marca no mundo, pelo menos no meu! 

“Encontrar sua alma gêmea é como entrar numa casa onde você já esteve – você vai reconhecer a mobília, os quadros na parede, os livros nas prateleiras, as coisas nas gavetas: você é capaz de se localizar no escuro se precisar.”

Noah e Jude são gémeos, mas há diversas coisas que diferenciam eles, e foi isso que mais me chamou atenção, o livro é narrado em perspectivas e tempos diferentes, Noah narra quando ele tem 13/14 anos e Jude quando tem 16 anos. Posso dizer que me identifique com os dois, mas o meu personagem favorito é, sem dúvida, o Noah! 

O que mais gostei nesse livro foi o pudor e a falta do mesmo, a autora soube conduzir muito bem a história, ela não deixou nenhum assunto mal resolvido! Adorei a narrativa da autora, meu Deus! Me apaixonei por esse livro, cara, há muito tempo, acho que nunca, senti o que senti lendo um livro! Eu gostei de uma forma diferente e foi muito forte! Amei! (Momento de histeria, vai entender...)

“- Você é artista?
- Sou uma confusão, é isso o que sou”

Sinceramente esse foi o melhor livro lido no ano, e na vida. O livro trata de descobertas, tanto na essência, quanto na vida. O livro mostra que tudo é possível se acreditarmos, olhe o mundo do seu jeito, com seu olhar e não deixe nunca, jamais, interferirem no seu jeito de ser, pois é isso que lhe faz feliz! Não mude pelos outros, só por você.

"Vejo a veia no pescoço dele pulsar. Observo-o converter oxigênio em dióxido de carbono. Observo-o existir, existir e existir"

Os personagens foram minuciosamente construídos, todos tiveram seu papel na história, criando assim "Eu Te Darei o Sol". Bom, como sabem, o Noah é meu personagem preferido, pois ele tem um jeito único de olhar para o mundo, ele consegue extrair coisas brilhantes do seu redor e transforma em belas pinturas. Os cenários foram muito bem descritos e de fácil imaginação. 

A edição é linda! Essa capa é simples, mas remete totalmente a beleza da história, simples, mas que toca fundo nos corações alheios. A diagramação é linda, sendo os capítulos nomeados, sendo "O Museu Invisível" - Noah ou "A História da Sorte" - Jude. Esse livro é lindos em todos os seus aspectos!

O mundo sendo visto com uma nova perspectiva, a sua!

29 comentários:

  1. Heey!
    A premissa do livro me agradou muito e sua resenha despertou em mim uma enorme vontade de lê-lo, com certeza está na minha wishlist ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Muitos amigos e colegas curtindo o livro, mas ainda não me senti interessada, sabe? Não sei, não é o tema, mas alguma coisa não me chamou. Beijos e sucesso!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! O livro parece ser realmente lindo! E essa capa maravilhosa? Ai ai... Leria com certeza! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, parece mesmo que todo mundo está gostando desse livro. Só resenha positiva, parece bom! *3*

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha! Faz um tempinho que vi esse livro entre os lançamentos da Novo Conceito e achei a premissa dele bem interessante.
    Espero em breve ter oportunidade de ler!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Mega vi blogueiros falar desse livro e já estou com vontade de ler.
    Espero poder um dia ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. oie como vai?
    guri não poe letra amarela, dói meus olhinhos :/
    eu to querendo ler esse livro faz um tempinho, vi vários elogios a ele, e pelo que me disseram ele é de uma doçura enorme.

    ResponderExcluir
  8. Essa letra amarela complica para mim... :(
    Recebi o livro, dei uma foleada, mas não consegui concluir a leitura, achei bem juvenil.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho o livro bem interessante e está na minha lista de desejados.
    Espero lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.
    Linda resenha!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  10. já tem um bom tempo que pretendo fazer a leitura desse livro, espero gostar...
    pelo jeito você se encantou mesmo com a leitura, né??? ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu curti muito a leitura.
    A Jandy escreve muito bem e a temática é espetacular, assim como os personagens.
    Beijos.
    P.S.: Uma dica, essas fontes amarelas doem na vista e dificultam a leitura, tenta usar outra cor pra destacar os textos. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu Te Darei o Sol entrou, sem sombras de dúvida, para os favoritos do ano! Eu fiquei simplesmente apaixonada por esse livro, não conseguia largar de jeito algum e, quando terminei, fiquei desejando mais, queria que a história continuasse... Enfim, livro lindo!!
    O Noah tbm foi meu personagem favorito <3 :D

    ResponderExcluir
  13. Vejo muitos comentários sobre o livro, e estou ansiosa pela leitura.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu acho q premissa desse livro muito interessante e quero lê-lo, mas confesso que vou esperar um tempo, pois li tantas resenhas dele ultimamente que preciso esquecer a história para a leitura fluir melhor.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oi Luan!
    Essa é uma das minhas próximas leituras e eu tenho certeza que vou chorar... Sua resenha ficou muito boa, só fiquei meio vesguinha com esse amarelo ai hahhahaha Tomara que eu me apaixone pelo livro como você se apaixonou.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  16. A premissa desse livro me encanta muito, quero muito lê-lo em breve, ainda mais por ter tantas resenhas positivas como a sua.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre esse livro e estou muito animada para ler ele, pois acredito que vou adorar.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro pra mim foi um alegria só, eu nunca amei tanto e odeie personagens como nesse livro. É um dos melhores livros da NC e com certeza vale a pena se lido!

    ResponderExcluir
  19. Luan, a cada resenha que leio minha vontade de ler esse livro só aumenta.
    Estou louca para ver essas diferentes perspectivas em tempos diferentes desses irmãos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oie!!
    Gente, eu quero esse livro.
    Todos amam, tenho certeza que vou amar também.
    Adorei sua empolgação na resenha, me empolgou também.
    ;**

    ResponderExcluir
  21. Olá, Como está?

    Gostei muito da resenha do livro, devo ter visto uma outra resenha sobre o livro mas não tive a oportunidade de ler.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiiii, é a segunda resenha puta positiva que leio desse livro o que me deixa mais afim e apaixonada em fazer essa leitura. Já estava encantada pela história no lançamento, agora mais ainda. Amei a sua resenha, me deixou bem curiosa e deu pra perceber o quanto você curtiu essa leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. A cada resenha que vejo fico com ainda mais vontade de ler esse livro; já li um outro da autora e fiquei apaixonada pela escrita dela. Espero poder ler esse logo.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Luan!
    Confesso pra você que eu não me interessei pelo livro em um primeiro momento, mas resenhas como a sua têm feito com que eu mude de ideia. Pretendo dar uma oportunidade ao livro e espero gostar da história, só espero que não demore tanto. hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oiee, eu ja tinha lido um livro da autora, e to doida para ler esse! Eu amei a escrita dela e se foi o melhor que vc leu esse ano, deve ser muito bom msm! ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  26. Hey,
    Eu estou em dúvida se leio ou não, você fez vários elogios, mas fico com um pé atrás com as criticas que li. Talvez dê uma chance a este livro mais para frente, no momento ele não está na minha listinha :/
    Att, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Eu já li o livro e por mais que tenha gostado da leitura, tive alguns problemas com a narrativa que a autora usou. Eu demorei muito para finalizar a leitura justamente porque a narrativa não me envolveu. Apesar disso, dei 4 estrelas porque a autora soube criar uma trama com vários elementos que fizeram todo o sentido no final. Além disso, a história possui várias lições de amor, amizade e família.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Parece que todo mundo ta lendo esse livro hahaha e todos estão gostando ^^ Esse livro já está na minha listinha a um bom tempo e está na hora de comprar ele. Amei a sua resenha!!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Luan, tudo bem?
    Vi diversas resenhas positivas sobre esse livro mas nenhuma se compara a sua. VocÊ conseguiu passar para sua resenha tudo que você sentiu lendo o livro. EU nao estava muito animado para começar a leitura, mas agora irei ao livro com altas expectativas.

    ResponderExcluir