quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha: O Enigma das Estrelas - F. T. Farah

Informações do livro:

Autor: F. T. Farah
Editora: Geração Jovem
Volume: 1
Ano: 2014
Páginas: 160
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador
Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.
Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...


Vamos a resenha: 
"Sempre que ele via algo estranho no céu, no dia seguinte um boi ou vaca aparecia morto no pasto, sem várias partes do corpo. Era horrível ver aquilo."

Morro do Ferro é o destino de cinco amigos, Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho, e ali são encorajados pelos pais a encarar uma aventura, que não seria nada demais, somente ir acampar no topo do Morro dos Anjos, onde, dizia a lenda, era visitado por anjos durante a noite, verdade ou mentira? Isso o grupo de amigos iria descobri. 

A verdade era que dizia que o Morro do Ferro era amaldiçoado, sim, amaldiçoado, e quem o amaldiçoou foi um Padre, que foi queimado em praça pública, será que o grupo de amigos está, de alguma forma, em perigo? 

Comentários:

"Como todos os moradores daquela região mineira, já ouvira diversos ‘causos’ de luzes misteriosas que surgiam no céu e desapareciam sem deixar rastro."

A leitura é muito jovial, fluída e rápida, gostei do enredo, dos personagens e, principalmente, das lendas criadas, achei de uma criatividade enorme, e as teorias sobre essas lendas foram muito engraçadas. 

Percebi que houve uma grande pesquisa antes de o autor escrever a história, principalmente sobre Morro do Ferro, sim, está cidade existe e o livro explica um pouco sobre ela, mostrando que realmente existe algumas lendas sobre E.T.s naquela região, e achei muito legal saber sobre isso. E algo novo no livro, que me chamou a atenção, foi que no final de cada capítulo havia uma explicação ou dica sobre algo relacionado a E.T.s, gostei bastante, peguei várias dicas...

"A criatura enfiou o cilindro em sua narina esquerda. Após sentir pontadas doloridas na cabeça, sua vista escureceu e ele, novamente, perdeu os sentidos."

Bom, achei que poderia haver mais história, achei que o enredo foi pouco trabalhado, principalmente na "aventura" do grupo de amigos, aventura essa que passou rápido demais, o autor poderia ter explorado mais o ambiente, os personagens, as lendas, as teorias, enfim, poderia ter mais história, me pareceu que havia um limite de páginas, e que não poderia passar daquilo. 

A história é boa, pouco explorada, mas acho que o autor conseguiu passar boa parte da essência do livro e, consequentemente, ganhar leitores mais jovens, de pouca idade. Recomendo para aqueles que querem algo jovem, rápido e bom!

"Várias pessoas nos vêem todos os dias. Muitas preferem o silêncio, outras resolvem contar o que aconteceu, outras simplesmente esquecem. Isso não importa. De uma maneira ou de outra, os escolhidos nos ajudam a preparar o futuro. E o futuro é a volta ao passado."

Os personagens foram pouco explorados, portanto não me identifiquei com nenhum deles, apesar de ter gostado de alguns, mas não me apeguei a nenhum. Espero que o autor explore mais as situações que vier a criar nos próximos livros, com certeza vou adorar lê-los! Os cenários foi de simples descrição, porém poderia ter sido mais explorado. 

A edição está linda, com uma ilustração em cada inicio de capítulo, folhas brancas, porém com tamanho de fonte ótima para leitura e, tendo também, uma capa muito instigante e linda! A Geração está de parabéns em relação ao trabalho gráfico deste livro. Lindo!
Você acredita em E.T.? Pois deveria. 

PS: Não leia este livro de madrugada, pois poderá se senti observado por alguma coisa, isso não é legal.

19 comentários:

  1. Heey!
    A temática desse livro me agrada muito e pelo visto a escrita é excelente, com certeza vai entrar para a minha lista de desejados =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Gostei *oooo* adoro livros juvenis, parecem que trazem pra gente aquele ar de 'tudo é possível'

    ResponderExcluir
  3. OI Luan!
    Eu acredito em ETS, oba! hahaha
    Eu gostei muito que o autor pesquisou bastante antes de escrever o livro *-* Melhor coisa! Mas, uma pena que o autor não soube explorar bem a aventura dos protagonistas. Isso me deixa um pouco em dúvida sobre ler o livro =/
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  4. :D Eu gosto muito desses gêneros, pois a leitura deles é muito leve, não nos cansa e faz querer ler muito mais! E essa capa então? Já quero muito.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?

    Não gostei da capa... E nem da temática =( Mas uma coisa boa com certeza foi toda a pesquisa levantada pelo autor. Isso sempre é um ponto positivo!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adoro livros juvenis, mas confesso que não sei se leria esse. Ainda assim, vou indicá-lo para meu primo, ele curte essas coisas haha xD
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luan, adorei a sua resenha, e apesar de eu não ter me interessado muito pelo livro, achei interessante mais por ele ser juvenil, quem sabe eu dou uma chance a ele um dia desses quando estiver com um tempinho sobrando :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Fico muito decepcionada quando termino um livro e sinto que falta algo.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Oi. Pela sinopse e capa já é perceptível ser um livro juvenil, achei o enredo interessante, mas não a ponto de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  10. Que pena que os personagens e o enredo foram pouco trabalhados, eu realmente não curto esse gênero, mas ando tentando sair da minha sona de conforto e quem sabe mais para frente eu leia o livro.
    Amei sua resenha.
    E nunca li um livro que envolva E.Ts então quem sabe esse será o primeiro heim

    ResponderExcluir
  11. Adoro essas leituras leves e fluidas pra intercalar com algo mais denso.
    Não conhecia o livro, mas já anotei a dica.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu adoro temas como esse: extraterrestres. Quando criança, queria ser ufóloga. Vi fenômenos inexplicáveis e não estava sozinha. Anotava-os criteriosamente, porque realmente queria estudá-los. Mas não tive oportunidade. Infelizmente, exigiria de mim um futuro completamente diferente e um apoio que não tinha. Por isso, quando li uma resenha sobre esse livro pela primeira vez, me interessei completamente. É fantasia, eu sei. É juvenil, eu sei. Mas os elementos que você destacou – sobre as lendas com ETs e tudo mais – me agradam. Por isso, embora você tenha mencionado não ter sido um enredo bem explorado, quero conhecê-lo. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. o enredo parece bacana, não sei se compraria o livro mas se caso ele me cair em mãos,d e alguma forma, eu leio ^^
    Gosto do lance de teorias com et's hehe

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros de ficção científica e gostei da premissa. Certamente o leia se aparecesse por aqui. Quem sabe um dia... :)

    ResponderExcluir
  15. Li o livro e acho que o autor cumpriu bem o papel, é um livro juvenil curto e rápido de ler, e tem continuação (mas ainda não saiu :( ), então a questão dos personagens pode melhor.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito do enredo desse livro. Normalmente eu não dou atenção para livros assim, mas eu gostei muito da proposta desse livro. Com certeza vou ler.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas confesso que não tinha ficado muito curiosa com ele, sabe? Mas agora lendo a sua resenha fiquei bem animada, pois parece ser uma história muito bem construída e curiosa, além disso adorei saber que as teorias das lendas foram engraçadas, adoro quando o livro tem partes engraçadas o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hey, tudo bem?
    Essa não é uma premissa que eu curta muito, então acho que eu deixaria passar essa leitura. Legal que o autor teve a preocupação em pesquisar para o enredo do livro, isso sempre dá um gostinho a mais para a leitura.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Ola. Gosteei da capa e da sua resenha, livros com aventuras é sempre bom mas faltou um pouquinho de exploração do autor em relação a isso não é?! Espero que isso não tenha prejudicado a premissa do livro. Quando lina sinopse me lembrei de uma serie brasileira que também envolve um grupo de amigos do Pedro Bandeira.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir