segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Eu li, e gostei: A Mão do Macaco (Conto) (Especial de Halloween)

"– Possui um encantamento, que lhe foi posto por um velho faquir – explicou o major – um homem muito velho. Queria mostrar que o destino segue a vida dos homens e que aqueles que interferem com ele o fazem para seu próprio mal. Pôs-lhe um encantamento, para que três homens distintos pudessem satisfazer, cada um, três desejos."


Com uma narrativa forte e tensa, William Wymark Jacobs nos leva para a sala de estar dos White, deixando-nos com altas expectativas sobre do que se trata a mão do macaco, o tal artefato que pode conceder a qualquer pessoa três desejos... 

Sendo uma das obras mais lembradas deste autor, a qual já virou um clássico, W. W. Jacobs vem para tornar seu mês um pouco mais... Assustadora.

"– E obteve, realmente, que esses três desejos se realizassem? – perguntou o Senhor White. "

Sinopse:
O conto foi publicado em 1902 pela primeira vez pelo Inglês W.W. Jacob. Neste conto a morte e as tentativas de vencê-la acabam gerando um terror infindo, uma mão seca e mumificada, traz consigo o poder de realizar três desejos, mas o preço pode ser terrível.
A morte e seus mistérios sempre causaram inquietação. E dessa inquietação, os causos, os sustos, as inesperadas aparições, tudo transforma-se em um instigante gênero, a literatura de terror, de suspense, fantástica, assustadora ou surpreendente.
De acordo com Alberto Manguel “Obteve grande sucesso logo que foi editado, tendo sido teatralizado e adaptado para o cinema inúmeras vezes”.


"Suas maneiras eram tão impressionantes que os ouvintes tinham a consciência de que os seus risos alegres soavam um pouco falsos. "

Não diria se tratar de um conto de terror, acho que está mais para o suspense. Percebi que o autor utiliza muito desse artificio, deixando os leitores esperando algo que possa vim a acontecer. 

Gostei de como o autor conduziu o enredo, se aprofundando o necessário para que o leitor não se perca durante a leitura.
Poucos personagens fizeram um conto ótimo para aqueles que querem algo interessante para o mês do Halloween. 

A tensão o suspense está presente em toda a narrativa do conto, trazendo uma apreensão a quem o ler.
Escrito em 1902 os ensinamentos que a história traz continuam valendo até hoje, espero que consiga entender e levar-los para a vida toda, porque, nem tudo que deseja, vem na forma como imagina.

E ai, você tem alguma mão de macaco?

4 comentários:

  1. Já li um conto baseado nesse, mas o original ainda não.
    Quero ler!
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei a premissa do conto super interessante e até ler a sua resenha não o conhecia, já fiquei curiosa para lê-lo.

    Participe do sorteio da Trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu já li esse conto um dia, lembro de o ter achado mais suspense do que terror também, mas assim como você, gostei e achei que os ensinamentos são validos sempre. haha

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse conto e estou encantada, vou procurar para ler. Amo indicações literárias diferentes, mas digo diferentes, no sentido de eu não conhecer. :)

    ResponderExcluir